assim começamos…

Olá amigos e companheiros deste belo trabalho:

Se vocês estão lendo este texto, é sinal que receberam meu recado na comunidade da moderação ou foram convidados a dar uma passada e conhecer o espaço. Nada mais simples mas também nada mais complexo do que um blog. Para expressar idéias, opiniões e registrar um pouco desse nosso percurso.

Uma das coisas valiosas da comunidade Homofobia Já Era, diferente de outros espaços orkutianos, foi e continua sendo a possibilidade de descobrirmos pessoas tão díspares, embora reunidas sobre o eixo da diversidade sexual, mas com tamanha vontade em comum de contribuir para que a homofobia, em suas inusitadas e obscuras formas de existência, seja combatida e minimizada ao máximo nas relações sociais e no espaço virtual onde pode ser tão ou mais violenta em  hostilizar o segmento GLBT.

A comunidade, na forma tradicional que o Orkut propõe, cumpre um inestimável papel de sentinela atenta e combatente mas com o passar do tempo percebi, e acredito que isso também esteja em outras cabeças pensantes do nosso coletivo, que um espaço para reflexões mais aprofundadas ou mesmo para informações que devam ficar mais destacadas exigiam um ambiente virtual com maior organização.

Um lugar onde nossas expressões culturais sejam lidas, multiplicadas e façam parte significativa da tal “blogosfera”. De forma a se tornar um canal de comunicação com a sociedade e com outros agentes sociais que discutem e pensam as questões de gênero e de direitos dos GLBT´s.

O espaço informacional do meio gay é uma feliz realidade atualmente. Revistas, sites, publicações acadêmicas e literatura GLS já são ferramentas de comunicação utilizados pelos próprios sujeitos-objeto destes veículos. Falamos de nós, através de nós para todos. Assim criamos nossa própria cultura e  construímos nossa rede de relacionamentos que avança lenta mas permanente pelo tecido social.

Nossa voz, antes restrita a poucos e corajosos militantes quase incansáveis, se multiplicou e se fez ouvir em escala global. Se não podemos falar ainda de um “global gay power” podemos falar de uma “gay voice” que se escuta desde a cidade mais simplória do Brasill até as muralhas surdas da fechada sociedade chinesa. Gays pensam e falam por toda a parte. E dessa forma querem ser, mais que ouvidos, incluídos nessa babel chamada felicidade.

 A Homofobia Já Era, comunidade e agora Blog associado, é um destes microfones poderosos. Vamos usá-lo mais e melhor. De agora até sempre.

Anúncios

3 Respostas to “assim começamos…”

  1. Texto lindo, coeso e perfeito! Traduz bem os objetivos que nasceram [des]pretensiosa-mente de um grupo numa “simples” comunidade virtual de um site de relacionamentos, o qual abrigou/abriga as mais variadas personas com seus diversos e peculiares gêneros, sexos, orientações sexuais, identidades de gêneros em um só comum-aspecto: o reconhecimento efetivo do ser humano completo e distinto em uma humana diversidade sexo-afetiva.

    Sociedade é o conjunto dos diferentes. Quanto mais aceitamos essa condição “sinequanon” de sermos “dedos-de-uma-mesma-mão”, podemos melhorar nosso possível e mudar nossa realidade cada vez mais nos aproximando do nosso ideal, bem como [re]construindo-os. Não aceitar isso é cultivar o auto-medo — a auto-fobia, de nós mesmos; homofobia é prova disso: a rejeição fóbica de si mesmo refletida nos outros e do Outro.

    Enfim, o ser humano é fruto do meio, mas o meio é fruto do ser humano, de modo que tal relação é resultado deste [in]finito feed-back [inter]relacional.

    Beijos a todos e orgulho de fazer parte desse todo em minhas particularidades.

  2. Fico Muito feliz com esta iniciativa, Participo da HJE orgulhosamente a Muito tempo e tenho lá amigos , não de buteco, mas de idéias e filosofia.
    Apesar de distantes regionalmente, estamos muito unidos e fortemente próximos por causas e conseqüências.
    Tenho certeza que aqui será um blog que farei questão de divulgar, linkar com o blog de minha comunidade tambem e sempre que possivel praticipar.
    Os comentários serão tão importantes quanto os posts!
    Parabens e Força!!
    San

  3. Que iniciativa maravilhosa. Embora tenha percebido a ideia na comunidade da moderação, o tempo escasso tem me impedido de opinar (nessa e nas outras questões de moderação).

    O texto do Luiz C. é sempre uma maravilha sensorial e semântica. Por isso, a ideia estando sob sua batuta não poderá ser menos que excelente. Vou acompanhando os textos e as reflexões que por aqui estarão de agora em diante.

    Beijos e abraços a todos. =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: