meu amigo jim

Jim é uma gaivota. Jack é um melro. Jim vive perto do mar. Jack mora no bosque. Jack adora ler. Jim usa folhas de livros para acender a lareira. Jack é negro. Jim é branco. Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos. E, mesmo que outras aves torçam o bico para isso, eles não perdem uma pena de preocupação. Afinal, por que é tão difícil aceitar a amizade deles?
Quando Jack chega à vila do amigo, não sente um ambiente cordial. Isso porque os moradores nunca tinham visto um pássaro todo preto. Pacientes, ao invés de desafiarem a opinião da maioria, o melro e a gaivota seguem suas vidas mesmo sob os olhares de reprovação. Até que algumas gaivotas percebem que Jack pode ensiná-las muitas coisas interessantes, como o prazer das histórias contidas nos livros.
Por meio de uma história leve, em tons pastel, Kitty Crowther trata com naturalidade e sensibilidade as diferenças com que nos deparamos em nosso dia-a-dia, e introduz a questão da homossexualidade. De maneira inteligente e cuidadosa, Kitty abraça ainda questões como o preconceito racial e o hábito da leitura. Para pais tolerantes e crianças do século XXI.
Jim-lanca-infanto Jim é uma gaivota. Jack é um melro. Jim vive perto do mar. Jack mora no bosque. Jack adora ler. Jim usa folhas de livros para acender a lareira. Jack é negro. Jim é branco.  Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos. E, mesmo que outras aves torçam o bico para isso, eles não perdem uma pena de preocupação. Afinal, por que é tão difícil aceitar a amizade deles?   Quando Jack chega à vila do amigo, não sente um ambiente cordial. Isso porque os moradores nunca tinham visto um pássaro todo preto. Pacientes, ao invés de desafiarem a opinião da maioria, o melro e a gaivota seguem suas vidas mesmo sob os olhares de reprovação. Até que algumas gaivotas percebem que Jack pode ensiná-las muitas coisas interessantes, como o prazer das histórias contidas nos livros.
5875f817-1bfc-4562-a1a6-cd8934232204Por meio de uma história leve, em tons pastel, Kitty Crowther trata com naturalidade e sensibilidade as diferenças com que nos deparamos em nosso dia-a-dia, e introduz a questão da homossexualidade. De maneira inteligente e cuidadosa, Kitty abraça ainda questões como o preconceito racial e o hábito da leitura.  Para pais tolerantes e crianças do século XXI.



CN

Anúncios

3 Respostas to “meu amigo jim”

  1. rossana ramos Says:

    sou a autora do Livro Na Minha Escola Todo Mundo é igual. Adorei encontrar o comentário sobre ele aqui com vcs. Contem comigo nessa luta. Bjs

    • Luiz Claudio Lins Says:

      Querida Rossana, dentro de uma abordagem ampla e pluralista das diversas diferenças, seu livro traz um comentário sutil mas bem inserido da questão da orientação sexual. Mesmo sabendo das dificuldades que essa obra ora sofre (e já sofreu) em determinadas escolas, esperamos que você continue em seus trabalhos incluindo esta discussão tão importante e de forma assim natural. A homossexualidade infantil, seja ela episódica ou permanente, deve ser encarada e tratada como um fato e não como uma anomalia. Continue nos acompanhando e sinta-se já convidada a colaborar textualmente caso seja do seu interesse.

  2. EU TENHO ESTA HISTORIA GOSTO MUITO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: