eco!


63404_9931“Não me espanto com o que aprendo, que só confirma o que aprendi sozinho. Mas o pensamento de que alguém me surpreenda enquanto leio, e perceba que percebi, me assusta. Sinto-me pecador porque violei uma interdição. Recoloco o livro na mesinha tentando apagar qualquer traço da minha intrusão. Conheço um segredo, mas me parece culposo conhecê-lo.”

Umberto Eco in A Misteriosa Chama da Rainha Loana. Ed Record, 2005.

Sob a alcunha de Yambo, Umberto Eco é um senhor de meia-idade que perdeu parte de suas memórias durante um tratamento de saúde. A odisséia pelos fragmentos mnêmicos é o tema deste livro, permeado de imagens saídas da cabeça do nosso herói enquanto revira papéis, lugares e documentos atrás de si mesmo.

É parte da história de sua geração, resquícios do que pode ter sido ele mesmo, seu vizinho, meu avô. Sobre guardar, perder, lembrar, esquecer, aprender, ignorar… existir.

Na atualidade, em  tempos de ” fast food, não-li-o-livro-mas-vi-o-filme, beijo-me-liga, mastigadoporfavor.com.br”, Eco se esforça para não ser lido.

Faz uso do romance da memória, da construção textual barroca, das narrativas pessoais, fórmulas que tornam o texto insistente, envolvente, persistente, cativante… mas demorado. Capricha para que os afobados joguem o livro longe e procurem algo mais… marrom.

Não, você não pode ler no metrô.

Nem esperando seu combinado de sanduba, batata e refrigerante. Ou você ficará enfadado, porque ele parece ir a lugar nenhum, ou perderá o ponto do ônibus e a comida porque, apesar de tudo, você encontrou o timing escondido e se entrega aos prazeres da construção. De qualquer forma, Eco não lhe permite sub-ler, estragando qualquer rotina ‘demorô’.

Completamente semiológico [hehe], Eco escreve para ser degustado com cognac, montecristo e lareira acesa. Exige do público o que exige de Yambo.

Então prepare-se. Ceie com alegria, acenda a lareira, ajeite sua cadeira de preferida, isole-se dos amigos e entregue-se a esta rainha tirana e benevolente. A misteriosa chama lhe aguarda.

umberto-eco

Deixe um comentário

