orlando

Sinopse:

O mais popular livro de Virgínia Woolf, “Orlando” é uma biografia fantástica de um nobre inglês nascido no século XVI que se transforma em mulher e atravessa o tempo até chegar no século XX. Orlando está constantemente em busca do amor e da arte. Através das aventuras e desventuras do personagem, Virgínia Woolf apresenta um panorama das transformações sofridas pela Inglaterra e traça divertidas comparações entre homens e mulheres, que acima de tudo servem para desenhar Orlando como um ser humano, independente do sexo.

Comentário:

É o segundo livro que leio de Virgínia (o outro foi Mrs Dalloway) e esse é simplesmente lindo. Tentei buscar mais informações a cerca da trama do livro. Pra começar, existe um filme sobre o livro. Alias, a singular e andrógina atriz  Tilda Swinton interpreta Orlando, a personagem título :

Virgínia nutriu um amor por uma guria, uma coisa meio doentia. Há quem diga que Orlando é uma homenagem a esse amor, por isso a autora construiu uma personagem imortal, belo e perfeito. Realmente impossível não se apaixonar por Orlando.

Há quem diga também que Orlando é apenas uma crítica aos costumes sociais que definem o ser homem e o ser mulher e por isso é um romance bastante feminista pra época em que foi escrito. O tempo inteiro a autora critica posturas machistas e também as ironiza.


Outro aspecto fascinante no livro (  e possivelmente no filme) é a viagem pelos eventos históricos europeus.

Eu acho que ,fundamentalmente, Orlando faz parte da visão da autora acerca do mundo e até mesmo sobre o romance que possivelmente nutriu pela tal guria. Por isso, as críticas sobre as regras sociais que definem o “ser’ homem e o “ser ‘ mulher.

Há momentos em que Orlando é um ser demasiado ideal que fica impossível saber se ele é ou não humano.Talvez Orlando seja apenas um desejo da autora, de que o ser ,não importa se homem ou mulher, fosse Orlando, e é esse desejo que o torna humano.

Quero dizer que Orlando não é ele  nem ela. Orlando é humano (ou um desejo materializado para toda a sociedade). E por isso, sendo uma “homenagem ao amor” ou “uma crítica social”, é fácil se apaixonar por esse ser ambíguo, independente do sexo que abriga.

VW

Anúncios

2 Respostas to “orlando”

  1. Vinicius Says:

    Oh, Tilda Swinton é UMA RAINHA! Sem dúvida, uma das melhores atrizes da era moderna, sem falar de sua beleza exótica e incontestável. Recomendo DEMAIS todos os trabalhos dela, até mesmo As Crônicas de Nárnia (que no fim, só vale pela atuação dela, aliás, ela parece ser o único elemento discutível no filme, pronto, falei!). Para quem não gosta de algo mais infantil ou algum filme mais sério, recomendo a adaptação cinematográfica do clássico HQ Constantine, filme em que Tilda dá um SHOW de androginia e elegância, vivendo o papel do Arcanjo Gabriel

    Quanto à Orlando, é indigno que eu fale dessa obra que foi desenvolvida tão lindamente, só vendo o filme para sentir a força da história.

    Fica as dicas, Tilda é a personificação da perfeição, seja onde estiver =*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: