beatiful thing

 aground2Fico um tanto intrigado com o acaso. Como que, inesperadamente, uma série de circunstâncias permitem que pessoas certas se encontrem num momento certo e, como bem já disse o mestre Spike Lee, “façam a coisa certa”. Assim ocorreu há alguns anos quando Hettie Macdonald, uma diretora inglesa estreante (e que depois não produziu mais nenhum filme para cinema) realizou essa pequena obra-prima chamada “Beatiful Thing” em 1996.

Por uma daquelas sortes também intrigantes, menos de um ano depois, o filme estreou no Brasil e, desapercebido por quase todos, nem recebeu tradução no título e só esteve em cartaz no circuito alternativo. Felicidade, mas muita felicidade de quem viu pois também até hoje não temos ele em DVD nacional. (Felizmente ele já foi exibido na TV paga).

BeautifulThing

O enredo, com toda a singeleza de uma história e descoberta do amor adolescente, é sobre dois garotos vizinhos que entre o medo, a amizade e o desejo,iniciam  uma relação homoafetiva. O que poderia ser tratado com juízos de valores morais precipitados e desnecessários, se transforma num cuidadoso painel familiar e da bela trajetória do despertar do desejo entre homens. E como bom “love story” que é, recheado de percalços, momentos impactantes e tipos inesquecíveis. 

Ao redor do casal protagonista ,que têm sua própria história dentro do filme, gravitam personagens que, cada um ao seu modo, também estão estão em busca de sua identidade e de sua felicidade (o que muitas vezes, à exemplo da homossexualidade, também é bastante incompreendida pela maioria).

BT4

124 HORSEFERRY ROAD LONDON SW1P 2TX 0171 306 8685  Ffc - BEAUTIFUL THING  FOR USE AS FILM FOUR CHANNEL PROGRAMME PUBLICITY ONLY

BT3 BT5

Aliado a uma trama bem construída, diálogos “ingleses” e uma direção de arte discreta mas extremamente simbólica, a trilha sonora emociona e leva o espectador do riso às lágrimas com maestria. Beatiful Thing é uma história gay atemporal e que se adapta a qualquer contexto e realidade geográfica. Talvez um clássico do cinema que ainda será identificado como tal.

BT9

 

beautiful-07 

beautiful-05

Quase 15 anos depois de sua realização, não envelheceu, não perdeu a importância e a beleza. Numa época onde as lembranças e as paixões ocorrem e duram no tempo de um vídeo de Youtube, isso é algo que vale muito.Guarde o nome deste achado. Assista quando puder. É um pouco de cada um de nós que você vai ver.

 
Anúncios

Uma resposta to “beatiful thing”

  1. Luciene Says:

    É um ótimo filme que vale a pena ser lembrado. A relação dos dois rapazes a de um deles com sua mãe são tocantes. Um reparo: o filme recebeu tradução por aqui, sim: ‘Delicada Atração’. E, apesar de obviamente não ter sido um filme de massa, ele não passou despercebido pela pequena massa antenada GLBT. Tanto que, alguns anos depois, um outro filme, israelense, recebeu o nome de ‘Delicada Relação’. O motivo, óbvio, foi o desejo dos produtores de associarem este ao sucesso do primeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: