preconceito e discriminação, por que?

Olá  todos

Hoje um assunto delicado mas  com o qual convivemos no dia-a-dia em pleno século XXI. Estamos num mundo gigantesco tanto em tamanho quanto em diversidade e  convivemos com diversos pensamentos, hábitos, culturas e filosofias de vida. No Brasil, entre outros grupos de indivíduos,  existem católicos, evangélicos, deístas e ateus.  Pessoas de inúmeras raças. E temos nós: homossexuais, travestis e transexuais. Um mundo tão imenso desde quando tudo começou.

E por que, em pleno século XXI,  alguns ainda sofrem preconceitos e são discriminados por seguirem uma linha de raciocínio ou por se orientarem sexualmente de uma outra forma? O preconceito, na minha opinião,  vem da falta de conhecimento sobre determinado assunto e da falta de humildade para aprender e abrir a mente para novas opiniões. Já a discriminação vem da ignorância, da índole e da arrogância da pessoa preconceituosa somada à falta de respeito com o semelhante.

 

210700670_381251cf79 ZZ648ED8E5

 

Isso, somado, gera a homofobia e uma série de ataques por parte da sociedade contra alguns destes grupos.  Tudo, apenas por causa de uma crença, da falta de cultura ou da falta de humildade para aprender, faz com  que se deixe escapar a possibilidade de viver de maneira que todos se respeitem.

Vejo que no orkut, na mídia  e na sociedade em geral sempre há uma discriminação contra as minorias sexuais. As pessoas ainda não aceitam ou não respeitam outras pessoas por elas gostarem do mesmo sexo e acham que se quer  impor um de estilo de vida como regra social.

Esta não é a questão. Queremos ser respeitados e ter nossos direitos garantidos, pois casais gays quando andam de mãos dadas em algum lugar, ou trocam afetos em locais públicos, logo são reprimidos ostensivamente e, às vezes, de maneira humilhante. O que quase nunca ocorre com casais  heterossexuais. Estes podem, tranquilamente,  trocar afetos sem que isso seja interpretado como um desrespeito ao ambiente nem como forma de baderna.

talesofnewcastle_29086  Tunick_Mexico-City_07

 

Porque travestis só  viram notícia em casos envolvendo crimes e escândalos? Será a que a mídia quer plantar a idéia que toda travesti e trans  são criminosas? Por  que motivo ou razão não mostram travestis e homossexuais com seus feitos, aqueles que conquistaram seus objetivos pessoais ou que  atuam de forma produtiva na sociedade?

Virou hábito criticar os GLBTS dizendo  não temos “vergonha” ou dizendo absurdos sobre a nossa causa. Da mesma forma ateus são discriminados por  não acreditarem na idéia da existência de um deus.  No mundo contemporâneo, plural, científico e tecnológico por excelência,  não deveríamos ser obrigados a ter uma única linha de  conduta.

Crer, ir à igreja, namoros heteronormativos, casamento e depois filhos. Por que  tudo sempre dessa forma? Muitos podem não acreditar, mas fomos por diversas gerações automatizados a associar um modelo de sociedade ideal a uma simples filosofia de vida. Uma decisão que cabe a cada um e não deve ser entendida como norma ou regra.

 

nevada-2000-spencer-tunick  nakedvenezuelans_wideweb__470x351,0

 

E o que é pior,isso  pode estar em nós mesmos. Se não tivermos consciência  para perceber que podemos viver a nossa filosofia  de ser e agir. Que somos nós que construímos a nossa vida e  atraímos tudo aquilo que pensamos.  Se não for assim, deixaremos que a sociedade continue a nos tratar de forma preconceituosa e discriminatória.

Não há nada de errado um homem namorar um homem, mulher namorar uma mulher, homem namorar mulher e homem, ser travesti, transexual, ser ateu, ser crente, ser judeu e ter sua própria e legal maneira de viver em sociedade.  Nós somos seres humanos e temos esse livre arbítrio de sermos o que quisermos e o que for de melhor para a nossa vida.

Esse post expressa  minha opinião de que, apesar das diferenças  somos iguais. Se agirmos de forma solidária vamos gerar uma  energia tão positiva que pode fazer o planeta  não viver à mercê da guerra e da desigualdades social que ora nos rodeia.

Abraços.

 

fotos de Spencer Tunick

   ap_tunick_060320_ssh

Anúncios

3 Respostas to “preconceito e discriminação, por que?”

  1. Olá
    Gostei muito da sua postagem.
    Abomino o preconceito, seja de qualquer tipo que for!!!
    As pessoas são livre para fazer suas escolhas e viverem suas vidas, infelizmente eu acho que eu não estarei viva pra ver a supremacia da consciência humana sobre a individualidade do ser humano, seus direitos a viver o que sente e principalmente , o respeito pela sua orientação!
    Post maravilhoso!
    Abraços

    • Obrigado Dani pelo comentário e por ter gostado.

      Eu fiz este post para refletir e mais um pensamento sobre discriminação. Eu acredito que nossa sociedade mudará e aceitará melhor a diversidade sexual, mas para isso ocorrer deve fazer campanhas e conscientizar a sociedade que devemos respeitar nossos semelhantes independente de cor, sexualidade, religião, etc.

      Abraços

  2. fabiola Says:

    adorei pois acho q o preconceito aumenta cada dia mais …………..e as pessoas devem ter consciência q isso é uma BURRICE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: