a fábula do abacaxi e outras frutas

ouça enquanto lê

10242frutas Como toda pessoa de hábitos alimentares saudáveis, adoro frutas. Geralmente as compro em supermercados pela praticidade. Uns mercados têm frutas frescas e de qualidade e em outros não são tão boas. Depende do local.

Mas o melhor lugar para comprar frutas, é a feira. Gosto da variedade e desordem de gente da feira livre. É aquela bagunça, todo mundo metendo a mão em tudo quanto é coisa, é mão na fruta, é fruta na mão e tem gente que mete a mão para apalpar e saber se ainda está verde, se está no ponto ou se está podre. E é gente passando, olhando, pegando, esfregando, gritando tentando vender seu produto. Gosto sim, mas não é o tipo de coisa que tenho vontade de ir toda semana. De vez em quando, uma vez por mês ou a cada dois meses, é suficiente. Mais que isso é demais, pode virar hábito, vício.

Um momento peculiar é a hora da xepa. Funciona assim:

No final da feira, a gente vai pegando o que está disponível, sem escolher muito, só observando aquilo que está em condições razoáveis de consumo e o preço mais barato. Já saí da feira de mãos abanando e um tanto irritado por ter escolhido demais e não ter pegado nada. Acontece também de chegarmos cedo na feira, mas acabamos escolhendo tanto que a hora da xepa vai se aproximando sem percebermos.

gayparty1 abaxaaqui

Outro dia cheguei na feira e logo vi uma banca com muitas frutas e tinha uma porção de abacaxis expostos. Teve um abacaxizinho verde que me olhou. Desviei meu olhar sem ter muita certeza se ele havia me encarado de fato. Passados uns instantes, olhei de novo, só para ter certeza. E ele continuava a me olhar. Argh… não devia ter feito aquilo, de querer confirmar se ainda me observava. Aí que o abacaxi ficou me olhando mesmo. Mas eu tinha acabado de chegar na feira, não ia levar um abacaxi verde daquele. Se eu o levasse para casa, certamente não ia querer comer, me conheço. Na hora pensei: "Frutinha, desculpe, não vou te comer não. Você está muito verde ainda. Quando você ficar mais maduro, eu te levo para casa e como com todo gosto."

Muita gente, acho que a maioria, gosta do abacaxi assim, meio verde, um pouco antes de ficar maduro. Aí leva para casa, enrola no jornal, guarda num lugar fechado e espera ficar maduro. Eu não. Gosto de pegar já maduro, pronto para ser degustado.

 frutas-001 10_MHG_rshow_domingayra

O fato é que continuei na busca por um abacaxi maduro que de fato me despertasse a atenção, que eu desejasse. Mas não encontrei. Então, já no final da feira, resolvi voltar naquele abacaxi meio verde e, quem sabe, levá-lo para casa. Não era exatamente o que eu queria mas também não era de todo ruim.

Cheguei perto dele, fiz cara de quem ia pegá-lo. Ele não falou nada, mas sua cara de desprezo me dizia: me dispensou quando as ofertas lhe pareciam boas, como não conseguiu nada, você vem me pegar? Não! Vai-te embora!

Não é estranho levar um fora de um abacaxi? Pois é, eu levei! Mas na feira é assim mesmo: quem é que nunca se sentiu como um abacaxi verde na hora da xepa?

xepa1 Na verdade abacaxi nem é minha fruta preferida. Acho gostoso, como, me lambuzo, faço dele suco… mas gosto mesmo é de kiwi. Ah, um kiwi! Uma vez, achei um kiwi tão vistoso e saboroso num domingo de feira que nem quis saber de mais nada, ele me bastou! E como bastou! Me bastou pela efemeridade de um domingo. E, às vezes, devo confessar, recordo com saudades de como foi bom aquele kiwi.

Tenho minhas preferências, é verdade, mas não sou radical. Gosto de fruta e como quase todas. Claro, tem que estar em boas condições, isso é importante. Mas já me satisfiz com abacaxi, kiwi, pera, maçã… só não me venha com jaca e figo: não gosto!

A propósito, quando é a próxima feira?

Deixe um comentário

