concubinos do poder

 

Estava passeando pelo calçadão de Ribeirão Preto no intervalo diário de 15 minutos que faço no meu trabalho, e, como de costume, fui à banca de revistas dar uma olhada na capa dos jornais do dia. Sempre faço isso para saber do que anda falando a mídia impressa. Infelizmente, não disponho de dinheiro pra comprar jornais todos os dias, e essa foi uma das maneiras que encontrei de não me desligar totalmente daquilo que chega às pessoas por meio dos diversos canais de comunicação em massa (Está certo que, ultimamente, eles só vinham servindo pra me aborrecer, mas tudo bem, é sempre bom saber mesmo assim). Foi quando vi uma matéria de capa mencionando o recuo do governo do PT quanto a algumas questões do Programa Nacional de Direitos Humanos. O que pensei na hora? Só uma coisa:

Que decepção.

Pra quem não chegou a ficar sabendo nem mesmo da apresentação de tal programa, ele se trata de um documento oficial, elaborado a partir de reivindicações da sociedade em diversas conferências, e tem por objetivo orientar os poderes públicos na promoção dos direitos humanos. Este programa, que é o terceiro de seu tipo, incluia questões de grande interesse da comunidade LGBT, tais como o casamento gay, a consideração da autodeclaração de cidadãos LGBT, e a possibilidade de travestis e transsexuais poderem escolher seus nomes em documentos oficiais sem necessidade de decisão judicial.

Minha primeira (logo, mais espontânea) reação, quando soube foi de esperança. Não uma esperança oriunda de fascinação por um gracejo de certa forma tardio por parte do governo, mas uma esperança mais realista, segundo a qual nós já estivéssemos, pelo menos, “seguindo a tendência”, trilhando caminhos antes já trilhados por outros países, até mesmo da América Latina. Nunca achei o Brasil um exemplo de protagonismo político, mas a minha esperança era que estivéssemos, no mínimo, seguindo – ainda que atrás, ainda que timidamente – o fluxo do futuro.

As reações posteriores foram mais ponderadas, e bateu o ceticismo. Também não do tipo de ceticismo mais comum, que seria duvidar da iniciativa pura e simplesmente por ter sido governamental e em ano eleitoral. Para ser bem franco, isso não me incomodaria, e, pelo contrário, significaria até um avanço, em vista de que nunca fomos matéria de discussão em campanhas eleitorais presidenciais. Alguém se lembrar de nós tão expressamente já poderia até ser considerado um avanço. O ceticismo a que me refiro tem mais a ver com o fato de este ser apenas um programa de diretrizes, e que ainda levaria mais uns bons anos para resultar em algo concreto, estando restrito ao plano etéreo das idéias neste momento. Percebam que, mentalmente, não lidei em momento algum com a possibilidade de um recuo…

Dosando esperança e ceticismo com minhas próprias medidas, optei por acompanhar as discussões sobre esse programa com certo distanciamento. Tem sido minha postura para tudo o que diz respeito à política institucionalizada neste país. Refiro-me a “política institucionalizada” como essa que chama a si mesma de “política” o tempo todo, e que, evidentemente, não encerra todo o significado do termo.

Diferentemente de mim, várias vozes se ergueram em protesto quando o programa foi divulgado. Essas vozes de protesto disseram muitas coisas. Destas, as de dentro da comunidade LGBT disseram que se tratava de uma iniciativa eleitoreira, querendo apenas os votos do arco-íris para a candidata do PT à presidência, Dilma Roussef. Outras, de setores reacionários da sociedade, não gostaram muito da possibilidade de finalmente termos esses direitos elementares, e foram às pressões contra o documento. Outras, ainda, influenciadas pelas primeiras certamente, já começaram com os temores da perda de votos e reclamaram dentro do próprio governo, pedindo pela retirada do casamento gay do rol destas propostas.

O resultado: Essas vozes foram ouvidas. E o casamento gay aparentemente não constará no documento que o governo entende como diretrizes de direitos humanos para a nação. Fomos preteridos. Jamais pensei que o referido programa pudesse ter saído do governo sem que os envolvidos em sua ratificação tivessem chegado a um mínimo consenso sobre o que apresentar à sociedade. Jamais esperei, eu, que até então me considerava simpatizante do PT, que as lideranças do partido batessem tanto a cabeça e fossem capazes de papel tão traidor e vexatório.

É sem vergonha alguma que admito aqui que fui enganado, porque os enganados jamais deveriam sentir vergonha pelo mau-caratismo alheio. O governo, ao se posicionar de modo inicialmente favorável para depois voltar atrás, brincou com os meus sonhos, sentimentos, expectativas e esperanças. E eu estou certo de que não falo apenas em nome de Adriano Mascarenhas, mas de todos nós.

O governo agiu como um homem casado que promete a seu amante gay secreto que ele passará a ser seu, para em seguida voltar à segurança de sua família de aparências, que ele jamais teve intenção real de largar. E, assim, como concubinos do poder, seguimos à mercê dos compromissos de nossos políticos para com o conservadorismo e o atraso desumanos que tanto nos assolam e impedem que nosso país entre verdadeiramente no grupo dos países capazes de fazerem a diferença no que diz respeito aos direitos humanos.

Hoje, quando fui pra academia, não consegui tirar esses pensamentos de minha mente, e a frustração até me fez suar mais e quase esmurrar os aparelhos por vezes. Vi vários homens lindos ali dentro, e me perguntei: Será que um dia vou poder me casar com um homem bonito como eles? Será que algum deles é gay também? Será que, se for gay, também tem vontade de se casar um dia? Será que teve essas referências? Será que é fácil um casal gay entender a si mesmo plenamente como casal, em uma sociedade que não dispõe de estrutura ideológica ou legal para lidar com essa realidade e dizer a esse casal que ele “pode” ser? Sinto-me estranho no mundo quando esses pensamentos afloram em situações das mais corriqueiras e percebo que jamais estarei ajustado ao mundo. Agradeço por não sê-lo em alguns quesitos, mas, às vezes, sinto que sentir-se igual a todos seria bom.

Alguns podem dizer que soa disparatado eu mencionar pensamentos e impressões tão pessoais como essas em um texto sobre algo que se pretenderia mais ou menos político, mas peço que não deixem de notar o quanto esses assuntos agem interconectados. A vida de milhões de pessoas é afetada pela política. Neste dia, milhões de pessoas podem ter deixado escapar uma lágrima furtiva mimetizada ao suor. Força e dor me tomaram nesse símbolo da lágrima que não foi só minha.

O que pude foi apenas vir à rede mundial de computadores falar com meus iguais, aqueles entre os quais me sinto compreendido e aceito. E não me restrinjo a me referir a pessoas LGBTTT quando falo de iguais: os meus iguais são todos aqueles que me querem como igual. Sei que deles também é a minha decepção, que não se fia apenas em um programa de diretrizes rejeitado, mas em todo o descaso que segura as cordas dos bonecos de Brasília. A situação é muito mais grave do que faz supor essa pequena vergonha. Sinto-me mais que frustrado, sinto-me idiota perante essa fina teia difusa de lealdades do quadro da política brasileira e sua total falta de identidade, na qual nunca podemos saber com quem contar. E isso porque me considero alguém pelo menos um pouquinho crítico. Vai se lá saber o que acontece com o voto de quem não se importa tanto assim com “política”. Cheguei ao ponto de duvidar até mesmo de quem diz que entende a política no Brasil. Estou farto de quem diz saber tudo, e parte da culpa por isso é dos nossos próprios governantes. São eles que dizem que entendem demais disso, quando o que fazem por lá demonstra algo bem diferente.

Acredito que nossa única saída é mirar novamente a comparação com o concubino. É necessário o amor próprio. É necessário que obriguemos o adúltero a se decidir, e parar de nos iludir: Ou a esposa, ou nós. Ele não poderá continuar com ambos. Se o governo preferir tomar partido da homofobia, vai ter que arcar com as consequências. Se é de perda de votos que o PT tem medo por comprar a nossa briga, será com perda de votos que teremos que puni-lo se ceder a essa pressão, ao mesmo tempo em que temos que apoiar as iniciativas que se mostrarem efetivamente favoráveis a nós (reclamar tanto quando estão a favor quanto quando estão contra não é produtivo). E com pressões de ambos os lados, restará a eles escolher entre o que é ético, político, e afinado à nossa Constituição, ou isso que está fazendo.

É hora do basta final.

9 Respostas to “concubinos do poder”

  1. Adriano Mascarenhas Says:

    Amigos, eu gostaria de saber como podemos fazer para lançar uma campanha no Twitter, daquelas que o pessoal vai re-twittando. Alguém pode me explicar?

  2. Adriano Mascarenhas Says:

    Atualização 13/01/2010, 19:39:

    Acabei de ler que o casamento gay supostamente não será mais retirado dessa “carta de intenções”, e que o furor todo era devido à tal comissão da verdade sobre os crimes militares cometidos contra os direitos humanos.

    Puxa, que “dádiva”, então o casamento gay ainda está dentro? Agora as minhas dúvidas e ignorâncias podem se resumir ao “disse-que-me-disse” criado pelos meios de comunicação em cima desse episódio, ora glorificando em excesso a iniciativa, ora desinformando deliberadamente o que tem sido feito com ela?

    E isso tudo porque estamos falando de um “mero” programa de “diretrizes” referentes aos direitos humanos. Imaginem só, pelo andar dessa carruagem, quanto tempo vai levar para vermos ações e o que não falarão destas…

  3. Adriano Mascarenhas Says:

    Nota mental: Não escrever nunca mais sobre eventos recentes. Preciso aprender a ignorar melhor o pretenso ar de “novidade urgente” que paira sobre as coisas que as pessoas me dizem. No final das contas, estas são sempre “histórias novas já contadas antes”.

  4. Isley Junior Says:

    Você como sempre, com esse seu talento para a escrita. Adorei a comparação, é exatamente isso que acontece mesmo. Agora estou me sentindo um concumbino, rs. É como você diz: Vamos punir o tal partido nas urnas, acredito que seja um dos únicos meios. Parabéns nobilíssimo!

    • Adriano Mascarenhas Says:

      Querido, que bom lê-lo aqui no blog!

      Também acho que todos os envolvidos nessa patifaria devem ser punidos nas urnas, mas não estou mais me sentindo confiante o suficiente para dizer que isso equivale a partidos ou pessoas, principalmente dada a informação de que esse recuo foi alarme falso no que tange à questão do casamento gay. Como disse acima, vou esperar para opinar com menos incerteza depois.

      Por fim, obrigado pelos elogios! =)

  5. Francielle AB Says:

    Adriano, gostei mto do seu artigo, não tinha conhecimento sobre seu blog mas passarei a lê-lo. Contudo, embora me solidarize com vc e concorde plenamente com a “essência” do post, discordo em algumas partes [eu sei que o Denis já mencionou que eu “nunca concordo com nada” rs] como por exemplo o fato de mencionar o “Governo” como sendo o hipócrita desumano e arcaico, ora, ALGUNS PARLAMENTARES E GOVERNANTES é que o são, afinal o governo em si deveria pelo menos em tese ser algo além disso. E em outras questões que não as do arco-íris temos tido muitos avanços. Vc como ngm sabe que estereótipos são péssimos.
    É bem verdade que eu achei repugnante esse tipo de “atitude governamental” pois sou totalmente a favor dos direitos humanos, sempre, afinal o mundo é de todos nós. TODOS.
    Achei admirável sua clareza de ideias e seu modo de escrever é esplêndido, parabéns.
    Espero que em breve possamos ter bos notícias para vc , pra mim, pra todos nós.

    • Adriano Mascarenhas Says:

      Querida Francielle,

      Na verdade, o blog não é exatamente “meu”, mas de uma equipe de colaboradores que são participantes da comunidade “Homofobia Já Era” no orkut. De toda forma, será um prazer imenso tê-la entre nossos leitores, principalmente se sempre trouxer observações tão pertinentes!

      A parte em que discordamos provavelmente se restringe a aspectos formais do texto, que criam uma aparente generalização. Eu mesmo me posiciono contra essa generalização com frequência, e você pode até verificar que, coincidentemente, em meu texto anterior a este eu o fiz.

      No entanto, acho que essa indeterminação em minhas críticas foi razoável justamente por causa da falta de unidade demonstrada por aqueles que se dispuseram a oficializar este programa, os quais podem ser classificados com vários termos, dentre os quais caberiam “PT”, “Lideranças do PT”, “Governo”, “Base governista”, “Governo Federal”, “políticos”, e / ou nomes: Lula, Dilma, Paulo Vannuchi, Cândido Vaccarezza, Ideli Salvati, etc. Essa questão da autoria das responsabilidades é complicada, porque quando querem glorificar / derrubar alguém, focalizam o que há de bom /ruim num indivíduo, e quando querem amenizar, jogam as responsabilidades em termos difusos e não localizáveis prontamente, de forma que, eu, pelo menos, não me sinto confiante em apontar o dedo especificamente contra alguém.

      Daí minha preferência por manter a crítica no aspecto mais abrangente, uma vez que o sentimento de descontentamento também foi abrangente. Retomo o que disse sobre eles serem apenas os bonequinhos, puxados por cordas de forças políticas maiores.

      De toda forma, endosso o que você disse sobre tais críticas não poderem ser aplicadas de forma homogênea sobre o “alvo” criticado.

      Bem vinda ao blog e obrigado pelo comentário. =)

  6. Paulo Roberto Iotti Vecchiatti Says:

    Adriano, achei perfeita sua comparação com os concubinos e, principalmente, a convocação para exigirmos (como um todo) uma posição definitiva: ou é nosso aliado e nos ajuda ou não é nosso aliado, simples assim. O fato do Governo aparentemente ter “voltado atrás em voltar atrás” quanto à união civil homoafetiva não apaga o mérito e o brilhantismo do teu texto: afinal, o partido deste presidente se diz aliado da causa LGBT mas, na prática, não faz pressão nenhuma para que seus parlamentares, COMO UM TODO, votem favoravelmente a projetos favoráveis à Comunidade LGBT. Logo, não pode se dizer nosso aliado, pois aliados ajudam efetivamente na conquista de medidas concretas e não apenas de abstrações teóricas através de diretrizes que não se efetivam sem vontade política do Congresso Nacional (que o Governo pode, perfeitamente, pressionar politicamente para votar a nosso favor, se realmente quiser, como faz com temas que são de seu real interesse – Sarney, CPMF etc). Enfim, parabéns pelo texto e pela precisa comparação com o concubinato.

  7. Adriano Mascarenhas Says:

    O céu é o limite (de caracteres). Cada comentário quase dá um texto novo, hahaha!

Deixe um comentário

