leilão da causa homossexual*

GayEleitorContribuinteÉ no mínimo deprimente ver e rever, bem como ouvir – e, pior ainda, sentir -, a maneira como a homossexualidade ou mesmo a vivência sexual das pessoas foi (des)tratada nessas eleições. Uma parcela de 10% da população brasileira (mais de 19 milhões de homens e mulheres desse país) teve suas vidas “leiloadas” e negociadas, como se não significasse absolutamente nada mais do que a atração ou repulsão de votos de uma outra parcela também minoritária da nação, a comunidade extremista-religiosa-conservadora.

O candidato tucano esqueceu tudo o que ele já havia feito na garantia de direitos em relação à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) desse país e usou a homossexualidade para instigar uma campanha de ódio e ataques contra a sua adversária. Já a candidata do Partido dos Trabalhadores ignorou uma plataforma histórica do seu partido e simplesmente “tirou o corpo fora” da questão, deixando claro que, no que tange aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, ela (assim como seu adversário) também não vai se comprometer em apoiar nada que abale suas alianças para manutenção e permanência no poder.

A questão mais dramática não é se Dilma ou Serra, vão reverter esse quadro após eleitos e definitivamente aprovar a criminalização da homofobia ou mesmo o casamento CIVIL. O lamentável é que a grande tragédia social já foi feita: consistiu exatamente em reificar o estigma social a que os LGBTs já estão sujeitos diariamente, ao se sentirem, no fim das contas, indesejados por aqueles que deveriam representá-los nos espaços políticos.

Só posso me perguntar como coibir a homofobia, se nossos candidatos à Presidência da República permitem que as pessoas acreditem que a homossexualidade é uma “ameaça à espécie humana” ou mesmo na falácia de que os “homossexuais querem instaurar uma ditadura gay no Brasil”?

No que tange aos direitos da população homossexual brasileira, essas eleições serviram principalmente para legitimar a violência simbólica e física à qual mais de 19 milhões de brasileiros LGBT estão expostos todos os dias.

*Publicada n Globo on-line Opinião pelo leitor João Batista

Anúncios

2 Respostas to “leilão da causa homossexual*”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by homofobia ja era, homofobia ja era. homofobia ja era said: leilão da causa homossexual*: http://wp.me/pynAY-1az […]

  2. Esse comentário de João Batista é mesmo um achado. Que força de síntese!!

    O que a sociedade brasileira civilizada tem a fazer a partir de primeiro de novembro de 2010 é exigir a restauração do estado laico, o cumprimento do preceito constitucional da igualdade entre todos e a urgente implantação de leis que garantam a supremacia dos direitos humanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: